Marketing de Conteúdo é todo o conteúdo de qualidade e relevante feito para educar, informar ou entreter um futuro ou atual cliente. Dessa forma, a estratégia auxilia em todo o processo de compra e ainda gera mais visibilidade e autoridade para a marca.

 

marketing de conteúdo seo ribeirao preto 

 

O que é Marketing de Conteúdo

Ao começar uma estratégia de Marketing Digital, todo profissional de marketing encontra essa frente chamada Marketing de Conteúdo. Mas o que significa, afinal de contas?

Indo direto ao ponto, Marketing de Conteúdo é a estratégia de produzir conteúdos para seu público-alvo, que o auxilie em todo processo de compra e o atraia para você de forma natural e espontânea. É o combustível do Inbound Marketing.

 

A ideia consiste em informar as pessoas para fazer com que futuramente elas não só respeitem a sua marca e a tenham como referência, mas também se tornem clientes de sua empresa.

Podemos dizer que o significado de Marketing de Conteúdo é relativamente novo. Somente nesse novo século que esse conceito foi forjado e que estudos, análises e experimentos começaram a ser realizados.

 

No entanto, suas aplicações já aconteciam antes mesmo da era digital. Sim, essa estratégia também existe offline. E faz tempo!


Mas como assim? Isso não é parte do Inbound Marketing? Como poderia existir antes da ascensão da internet?
Vamos contextualizar historicamente com um exemplo clássico.

 

Em 1895, a John Deere, empresa líder no segmento de máquinas agrícolas, publicou a primeira edição da revista “The Furrow”. A publicação segue em circulação até hoje e é focada em assuntos relacionados à agricultura.
Com essa revista, a John Deere ousou, e optou por compartilhar conteúdo com o público interessado em agricultura em vez de simplesmente criar anúncios “empurrando” os produtos que são fabricados pela empresa.



É verdade que nem todos os leitores da revista possuíam tratores da John Deere, mas ao consumir a informação da marca, poderiam descobrir dores que julgavam ser inexistentes até então. E ao sentir a necessidade de fazer uma compra, optariam por uma marca de confiança.

 

Ou seja, a revista cumpre exatamente o propósito do conceito: educar o público, ganhar autoridade no assunto e influenciar na decisão de compra. É um dos primeiros registros de Marketing de Conteúdo, e desde então, várias marcas têm feito o uso da prática.


Resumindo: Marketing de Conteúdo é falar sobre seu nicho de mercado. Diferente de um release de uma assessoria de imprensa ou do marketing tradicional, não é sobre o que sua empresa faz, mas sobre o que seus clientes precisam!

 

 

O que você vai aprender com a minha consultoria:

Crescer em receita e lucro
Empresas que têm uma estratégia de Marketing de Conteúdo geram 3 vezes mais oportunidades de negócios para suas equipes comerciais e reduzem o custo de aquisição de clientes. O departamento de marketing nunca mais será visto como uma fonte de custos.


Evitar o desperdício de recursos
Imagine o poder de saber exatamente para onde estão indo seus investimentos em Marketing, qual retorno financeiro eles trazem para a empresa e ainda prever os resultados de vendas com base no que é gerado pelo Marketing.
Tudo isso é possível com o Marketing de Conteúdo.


Reduzir riscos
Estimar o retorno de certos investimentos em marketing é uma tarefa que beira o impossível. E nenhuma empresa sobrevive à base de incertezas. Quem investe em Marketing de Conteúdo sabe que cada conteúdo produzido e publicado significa uma fonte eterna de oportunidades. Uma base sólida faz toda a diferença.