Coaching

"Coaching é um processo que visa elevar a performance de um indivíduo (grupo ou empresa), aumentando os resultados positivos por meio de metodologias, ferramentas e técnicas cientificamente validadas, aplicadas por um profissional habilitado (o coach), em parceria com o cliente (o coachee).”
(Villela Da Matta & Flora Victoria)

 

O coaching é uma assessoria pessoal e profissional que utiliza procedimentos orientados, cientificamente validados, para que indivíduos, times e empresas alcancem resultados superiores e positivos. Com ele, é possível entender como nós pensamos, sentimos, reagimos, aprendemos, mudamos e evoluímos.

 

O foco das estratégias de coaching abrange, entre outros fatores, o aprofundamento da autoconsciência do cliente (coachee), por meio de ações contínuas de aprendizado. Essas ações têm como base estudos da Psicologia Cognitiva, da Psicologia Comportamental, da Psicologia Positiva, das Ciências Organizacionais e da Neurociência, além de conceitos da Filosofia, da Educação e de Administração (negócios, processos e liderança).

 

COACHING TAMBÉM É

A arte de aumentar a performance dos outros.
O processo de evocar excelência nas pessoas.
Uma ferramenta que promove uma performance continuamente excelente.
O processo que potencializa o poder pessoal.
O processo que utiliza uma metodologia que gera conversações efetivas, identificação e reformulação de valores, metas e busca de soluções eficazes e transformadoras.
Uma competência de gestão e gerenciamento de pessoas, indispensável para executivos e líderes.

 

Outros ramos de atuação:

 

Mentoring

É quando um colega sênior, considerado mais entendido e possuidor de mais sagacidade e conhecimento de mundo, dá conselhos e atua como modelo. O Mentoring envolve discussões amplas, que podem não se limitar apenas ao contexto de trabalho. O mentor é um patrocinador, com grande experiência profissional no campo de trabalho do seu cliente, e que transmite sua experiência. Tanto o Mentoring quanto o coaching relacionam-se principalmente com as realizações no presente e no futuro.

 

Counseling (aconselhamento)

Trabalha-se com clientes que se sentem constrangidos ou insatisfeitos com sua vida. Eles buscam orientações e conselhos. O counselor (conselheiro) trabalha para sanar o problema de um cliente.


Terapia

Trabalha com o cliente que busca alívio de sintomas psicológicos ou físicos. O cliente quer uma cura emocional e o alívio do sofrimento mental. A terapia lida com saúde mental do cliente. O Coaching lida com o crescimento mental do cliente. A razão para o cliente buscar terapia ou aconselhamento (Counseling) normalmente é se livrar de algum sofrimento ou desconforto, mais do que avançar rumo a metas desejadas. O Coaching não é corretivo, mas gerativo. Tanto a terapia quanto o aconselhamento (Counseling) têm mais Possibilidades de envolver o discernimento e trabalhar com as experiências passadas do que o Coaching.

 

Treinamento

É o processo para adquirir habilidades ou conhecimentos por meio de estudo, experiência ou ensino. O treinador, por definição, é o especialista em treinamento de habilidades específicas para resultados imediatos. Além disso, o treinamento possivelmente funciona a base de um para muitos”, mais que de um para um”.

 

Consultoria

O consultor fornece conhecimento especializado e soluciona problemas do negócio, ou desenvolve um negócio de maneira global. O consultor lida com a organização como um todo ou com partes dela, e não com indivíduos dentro dela. Os consultores só afetam os indivíduos de maneira indireta.

 

Ensino

O ensino transmite conhecimento do professor ao aluno. O professor sabe algo que o aluno não sabe. O Coaching é exatamente o contrário. O cliente é o especialista e é o cliente quem tem as respostas, não o coach.