O processo de coaching é realizado por um profissional chamado “Coach”, e o cliente é denominado “Coachee”. O coach apoia e estimula seu coachee a encontrar, dentro de si, todas as respostas que precisa para conquistar seus sonhos, metas, objetivos e resultados almejados.

O Coaching é uma metodologia cada vez mais presente no Brasil. Inúmeras empresas e pessoas procuram através do processo, ampliar suas habilidades e competências e assim, potencializar suas performances e alcançar resultados extraordinários. Porém, alguns questionamentos ainda permeiam tal universo, pensando nisso, esse artigo tem como intuito, sanar possíveis dúvidas a respeito de como funciona o processo de Coaching. Leia a seguir:

 

O processo de Coaching acontece em sessões (semanais, quinzenais ou mensais) com duração de cerca de 1 hora, entre o Coach (profissional especializado em Coaching) e o Coachee (cliente). Esses encontros podem ser presenciais, no consultório do Coach, na empresa ou casa do Coachee e até mesmo em um lugar público, como também podem ser feitos à distância, via telefone ou Skype.

 

A metodologia, através de técnicas e ferramentas de diversas áreas como psicologia, recursos humanos, sociologia e administração, tem como foco, provocar mudanças significativas na vida do cliente.

 

Para tanto, o Coach auxilia o Coachee a definir as metas necessárias para que ele alcance a mudança desejada. Durante o processo, a pessoa passa por etapas de aprendizagem e autoconhecimento, dessa forma, ele consegue ter uma visão clara das suas qualidades, pontos de melhoria, comportamentos e crenças limitantes, e assim, com a assessoria do Coach, o Coachee sai do ponto A, para o ponto B e alcança os resultados desejados.

 

Papel do Coach


O termo Coach, vem do inglês e conceitua o papel do treinador, o técnico, no mundo dos esportes. É justamente essa a ideia do profissional de Coaching, dar suporte ao cliente, seja em âmbito pessoal ou profissional.

 

Através de testes, técnicas e ferramentas, o Coach define junto ao cliente, seus objetivos com o processo: melhorar o relacionamento familiar, alcançar uma promoção, emagrecer, aprimorar as habilidades de liderança, seja qual for o objetivo, o papel do profissional é contribuir com o desenvolvimento do cliente.

 

Após estabelecida a meta, o Coach identifica com o Coachee, comportamentos e crenças limitantes que impedem que o objetivo seja conquistado. Com isso, a partir do desenvolvimento de um plano de ação, ele dá suporte ao cliente, para que o mesmo aprimore suas qualidades e competências e seja capaz de trabalhar seus pontos de melhoria.

 

Durante o processo, o Coach segue apoiando o Coachee, para que ele não perca o foco, saiba o andamento do trabalho, o que precisa ser feito na próxima etapa, se ele está progredindo, etc. Ou seja, as observações são realizadas a partir da visão e dos valores do cliente, nunca do profissional.

 

Na relação com o cliente, o Coach estimula a identificar seus valores essenciais e a expressá-los, desenvolvendo uma postura de integridade pessoal; desafiá-lo a “sonhar acordado”, a criar para si mesmo uma visão de futuro que o entusiasme e que utilize ao máximo a sua energia criadora e estabelecer metas a serem cumpridas.

 

Papel do Coachee

No processo de Coaching, o papel do Coachee é o de, através das técnicas e ferramentas abordadas, entender de forma mais aprofundada a sua personalidade, suas qualidades, pontos de melhoria, pensamentos limitantes, comportamentos sabotadores e com base nisso, trabalhar para o alcance dos seus objetivos.

 

Cada pessoa responde de forma diferente ao processo de Coaching, tudo depende da disponibilidade do Coachee para comparecer às sessões e seu empenho para que a metodologia funcione de maneira eficaz. Nesse sentido, verifica-se que o papel do Coach é o de auxiliar o cliente, porém o resultado do processo é de responsabilidade do mesmo.

 

 

Tipos de Coaching

A metodologia visa provocar mudanças significativas na vida do Coachee, sejam elas de âmbito pessoal ou profissional. Portanto, o cliente deve procurar o profissional capaz de atender às suas necessidades. Existem dois tipos de Coaching, são eles:

 

Coaching Pessoal
Esse tipo de Coaching tem como foco, o desenvolvimento pessoal do Coachee, seu interior e questões emocionais, sua auto realização, equilíbrio dos seus valores e comportamentos, superação de obstáculos, desenvolvimento e aprimoramento de talentos e alcance de metas. Nesse sentido, são trabalhados objetivos em muitas áreas da vida do indivíduo, alguns exemplos de nichos são:

 

Coaching de Relacionamento;
Coaching de Saúde;
Coaching de Finanças;
Coaching de Emagrecimento;
Coaching de Esportes;
Coaching Familiar.
Coaching Profissional

 


Nesse tipo de Coaching, o foco é no desenvolvimento das habilidades profissionais do Coachee, bem como o aprimoramento da sua alta performance, melhora dos resultados organizacionais, maximização da capacidade de comunicação, negociação e liderança, fortalecimento da inteligência competitiva, entre outros aspectos de carreira. Alguns exemplos são:

Coaching de Liderança;
Coaching de Performance;
Coaching de Equipes;
Coaching de Carreira;
Coaching Empresarial;
Coaching Organizacional.

 

O processo de Coaching auxilia e suporta o indivíduo a despertar o seu potencial máximo rapidamente e produzir resultados mais satisfatórios em sua vida pessoal e profissional. Uma alternativa poderosa para pessoas e organizações que sabem que o sucesso pessoal não é um ponto de chegada, mas sim um caminho. Um caminho que necessita de planejamento, superação de obstáculos, excelência pessoal, motivação, equilíbrio e transformação individual. O Coaching é uma excelente alternativa para pessoas que buscam o aprimoramento de suas habilidades individuais, aumento de performance ou transformação pessoal.