O que é Coaching

O que é coaching? Coaching é a melhor e maior metodologia de desenvolvimento e capacitação humana. É um processo que aliado a diversas ciências como a Psicologia, Neurociência, Administração de Empresas, Gestão de Pessoas, Recursos Humanos, Neuroanatomia, entre outras, visa o alcance de resultados permanentes em qualquer contexto, seja pessoal ou profissional.

 

o que e coaching

 

Coaching abrange um conjunto de conhecimentos, técnicas, vivências e mais de 100 ferramentas eficazes, que têm por objetivo a conquista de metas e objetivos de forma rápida e precisa. É um processo que proporciona expansão de performance profissional e produtividade.

 

O Coaching é uma ferramenta de desenvolvimento de habilidades e capacidades de forma contínua e com resultados excelentes. Qualquer pessoa que deseja conquistar objetivos, encontrar novas soluções, traçar novos planos, alcançar o crescimento profissional ou mudar de carreira, pode buscar a ajuda de um profissional coach para:


• Se desenvolver como líder ou executivo.
• Aumentar os resultados.
• Aumentar o autocontrole e autoconfiança.
• Desenvolver um novo negócio.
• Melhorar sua gestão de tempo aumentando sua produti­vidade.
• Encontrar o caminho para a sua realização profissional.
• Autoconhecimento e empoderamento pessoal.
• Reforçar e potencializar o seu comportamento positivo.
• Ter mais autonomia na tomada de decisões.
• Melhorar o relacionamento interpessoal.

 

Mais que uma metodologia, ciência ou técnica, o Coaching é uma poderosa filosofia de vida, uma maneira de ser, viver, sentir, agir, pensar, falar e conduzir pessoas rumo ao alcance de grandes resultados em todos os contextos: pessoal, profissional, social, espiritual e familiar.

 

O que é coaching: COACH E COACHEE

• Coach, em inglês, significa instrutor ou treinador. É o profissional capacitado e habilitado para atender e desenvolver outros indivíduos, utilizando as técnicas e ferramentas do método Coaching. Trata-se de uma parceria, uma junção de fortalezas, uma conexão das melhores partes de duas pessoas para atingir um objetivo específico em curto espaço de tempo. É importante ressaltar que o Coach não é um orientador ou mentor. Sua missão é despertar, com ajuda de perguntas poderosas, respostas internas e o potencial infinito de cada um.

 

• Coachee - este é nome definido para o cliente que está passando pela seção de Coaching, conduzida por um profissional Coach. O Coachee viverá um momento de evolução em todos os sentidos, pois a essência do Coaching é preocupar-se com o ser humano como um todo. Portanto, trabalha todas as partes que o envolvem. É importante ressaltar que, ao sentir essa experiência, o Coachee passa a enxergar o mundo além dos olhos, percebendo que o Coaching é um estilo, uma filosofia de vida!

 

O que é coaching: AS SESSÕES DE COACHING

O processo é feito por meio de encontros, também chamados de sessões, que podem ser semanais, quinzenais ou mensais.

O coaching pode ser Formal, quando se tem um contrato, com sessões agendadas e encontros formais, ou Informal, quando são utilizadas técnicas, recursos e fundamentos do Coaching de maneira informal no cotidiano pessoal ou na vida profissional. O profissional coach apoia e conduz seu coachee/ cliente no alcance de suas metas.

 

O coaching pode ser Presencial, com sessões cara a cara, onde o coach e o coachee se encontram pessoalmente, ou, à Distância, quando o coaching é suportado por recursos tecnológicos, como Skype, Face time, Telefone.

 

Mas o que é coaching?

Mais que lhe ensinar, o coaching ajuda-o a aprender. É uma poderosa ferramenta de transformação pessoal e profissional. O Coaching é um método usado largamente mundo afora tanto no contexto profissional como no pessoal. Essa metodologia prestigia a estrutura racional e cognitiva do cérebro. No processo de coaching, o primeiro passo é estabelecer o estado atual, ou seja, todos os detalhes da situação atual do cliente. O segundo passo é estabelecer detalhadamente onde o cliente quer chegar (metas e objetivos). Tendo estabelecido estes dois pontos, o coach conduz seu cliente na elaboração de um minucioso plano de ação que fará o cliente trafegar da posição 1 (estado atual) para a posição 2 (metas e objetivos) em um tempo recorde.

 

Coaching não é terapia, aconselhamento ou psicologia, mas o que é coaching? Coaching é uma abordagem pragmática focada na realização de um ou mais objetivos específicos. Uma das diferenças mais óbvias é que a terapia tende a focar e se deternas experiências e nos sentimentos relacionados a eventos passados, ao passo que o Coaching é orientado em direção ao ajuste do objetivo e encoraja o cliente a seguir em frente e a obter novas conquistas e realizações em prol de sua felicidade e qualidade de vida sempre ajudadndo ao cliente a olhar e focar no futuro. É uma ferramenta que tem um vasto uso nas empresas para aprimorar o desenvolvimento de suas lideranças.

 

De forma ainda mais resumida, o coaching promove o desenvolvimento e a potencialização das competências pessoais. Competência é a capacidade de agir, de realizar ações em direção a um objetivo, a metas e desejos. Sendo assim, coaching é um processo de investigação e reflexão conduzido pelo profissional (coach) que fará seu cliente sair de onde está para onde quer chegar.

 

O processo de coaching busca aprimorar o desempenho das pessoas e sua capacidade de aprender. Implica fornecer feedback, mas também usa outras técnicas, como motivação, questionamentos eficazes e a adequação do estilo de gerenciamento do coach à prontidão dos coachees para dedicaram-se a uma determinada tarefa. Esse processo baseia-se em ajudar o coachee e se ajudar por meio de uma interação dinâmica – o coaching não depende de só uma pessoa que diz o que ou como fazer e que dá as instruções. Max Landsberg.

 

Destrava o potencial da pessoa para maximizar o próprio desempenho, ajudando-a a aprender em vez de ensinar-lhe alguma coisa. Sir Jonh Whitmore.

 

Desenvolve as habilidades e o conhecimento de uma pessoa para que melhore seu desempenho profissional, a fim de que sejam alcançados os objetivos da organização. Tem como propósito efetivar um alto nível de atuação e progresso no trabalho, embora também possa ser impactado na vida privada do indivíduo. Geralmente tem curta duração e focaliza habilidades e metas específicas. Marian Thier.

 

O coach, primeiro, ajuda a definir as metas e, depois, apoia o coachee para que ele possa alcançá-las, implementando uma estratégia e assistindo-o para que se mantenha dentro dela. O processo de coaching ajuda a equilibrar trabalho, vida familiar e obrigações sociais, como o lazer e as práticas espirituais.

 

O processo de coaching é essencialmente uma conversa, um diálogo que envolve você e eu, num contexto produtivo e orientado a resultados. Nessa conversa, que procede com a formulação de perguntas relevantes em momentos críticos, posso encorajar e apoiar o coachee para que enxergue as situações por novos ângulos e seguindo estratégias diferentes.

 

O coaching consiste num relacionamento entre o coachee e o coach, em que ambos colaboram para atender às necessidades do coachee. O conteúdo a ser trabalhado é dado por ele, que é, então, guiado e apoiado para efetuar as mudanças desejáveis em um ou mais setores de sua vida, levando a uma vida mais gratificante e equilibrada.

 

O coaching cria consciência, potencializa a escolha e gera mudanças, libera o potencial pessoal para maximizar sua performance.
O maior benefício do coaching é o aumento de resultados positivos nos diversas áreas de vida do cliente. Com essa visão sistêmica fica mais fácil entender o que é coaching.

 

O que é um Coach:

É o profissional credenciado que conduz o processo de coaching, usando metodologia, conceitos, ferramentas e processos. É o coach quem conduz o processo, levando o cliente a refletir, chegar a conclusões, definir ações e, principalmente, agir em direção a seus objetivos, metas e desejos.


O coach ajuda as pessoas a identificarem metas específicas e a alcançá-las mais rápida e facilmente. Fornece ao coachee as ferramentas, as perspectivas e as estruturas necessárias para realizar mais, dentro de um processo de responsabilização. Realinha as crenças e estabelece um ponto sobre o qual o coachee deverá refletir.

 

 

Coachee:
É a pessoa que utiliza o serviço do coach, em outras palavras é o cliente que será conduzido de um estágio ao outro.