Seguem algumas dicas para melhorar o posicionamento  no google:
 

Palavras chave

A escolha da palavra-chave é a primeira coisa que você precisa fazer antes de criar um artigo para o seu blog.
Pois é através da palavra-chave que as pessoas realizarão as pesquisas nos buscadores, e consequentemente o encontrarão.
Para saber quais são as palavras-chaves mais utilizadas pelas pessoas que você deseja alcançar, é antes necessário você identificar quem é o seu avatar, ou, público-alvo.
Conhecendo o seu público-alvo é que você consegue identificar quais são as suas principais dúvidas, e como eles realizam suas pesquisas para saná-las.
Sabendo como eles realizam as pesquisas, fica fácil identificar quais são as palavras mais utilizadas, e assim, dentre essas palavras você escolhe aquela a qual mais se encaixa no seu texto para ser a sua palavra-chave.

 

Link building

O Link building é considerada por muitos especialistas como a principal estratégia de SEO. Ele existe quando sites diferentes compartilham algum link para o seu site.
Há dois grandes fatores que importam no link buiding: Quantidade e qualidade.
A quantidade consiste no número de domínios que linkam para o seu site, quanto maior o volume, maior a autoridade, gerando um melhor posicionamento no google.
A qualidade é o quão confiáveis são os sites que linkam para o seu. Quanto mais autoridade esses sites tiverem, mais o google dará importância para esta linkagem, fazendo com que sua autoridade cresça.

 

Tamanho do conteúdo

O tamanho do artigo é também um dos grandes fatores de posicionamento, pois o google tem preferência em posicionar artigos mais completos, que conseguem sanar todas as dúvidas dos usuários.
Para criar um artigo de, por exemplo, 500 palavras é bem difícil que ele seja completo, dessa forma, não é interessante para o google deixá-lo nas primeiras posições de busca.
Logo, em pesquisa recente, cerca de 2500 palavras foi o número que os pesquisadores encontraram para os artigos que costumam se posicionar de uma melhor maneira, que o google entende como posts completos.

 

Heading tags

O google utiliza as heading tags para identificar qual a parte do seu conteúdo é a mais importante. No código html existem seis níveis de tags, h1 a h6, sendo a h1 a mais relevante e a h6 a menos relevante.
Deve-se levar algumas considerações importantes para a utilização das headings:
1 Utilize a palavra-chave em h1. Isso ganha alguns pontos nos fatores de rankeamento.
2 Use apenas um h1 por página. Se você utilizar mais de um h1, isso dilui a força das palavras do título, se estivesse concentrada seria melhor para o posicionamento no google da palavra-chave utilizada.
3 O subtítulo deverá ser utilizado em h2, de preferência no formato de long tails.
4 Utilize os intertítulos respeitando a hierarquia das tags.

 

Tempo de permanência na página

O tempo de permanência é um dos importantes fatores de posicionamento no google, pois ajuda-o a identificar se o seu conteúdo é ou não relevante.
Se você tem vários usuários que passam bastante tempo em seu site, logo o google entende que aquele conteúdo que você produz é de boa qualidade, e ele passa a ter mais confiança em seu site para sugerir em posições acima dos buscadores.
Por outro lado, se o tempo de permanência do seu site é muito curto, ele entende que seu conteúdo é de baixa qualidade, e mesmo que você tenha um grande volume de acessos, ele pode entender que você está utilizando alguma técnica de spam, te deixando na iminência de sofrer punições.

 

Tempo de carregamento

O tempo de carregamento é algo que hoje é em dia, não só o google dá importância, mas também todos os usuários. Ninguém gosta de navegar em um site onde a cada página clicada tem-se que esperar 4 ou 5 segundos.
Portanto, você tem que buscar melhoramentos em seu site para que seu tempo de carregamento seja o menor possível, gerando assim melhor posicionamento no google.

 

Meta description

Meta descriptions é o pedaço de texto que aparece na página de busca do google, abaixo do link do seu artigo.
Elas afetam consideravelmente a taxa de cliques para o artigo do seu site.
Existem algumas boas práticas para a utilização correta das metas descriptions, dentre elas são:
1 Utilizar as palavras-chave no texto;
2 Mostrar os benefícios para o leitor para a leitura do seu conteúdo;
3 Conter cerca de 160 caracteres.
4 Não ludibriar os leitores com falsa promessas;
5 Não utilizar um pedaço da introdução no texto.

 

Social: engajamento nas redes sociais

O google também monitora as redes sociais para identificar como o público interage com o seu conteúdo. Se o seu artigo você tiver vários compartilhamentos, isso é uma grande indicativa que o seu conteúdo é de boa qualidade.
Para isso, é preciso trabalhar nas redes sociais de forma profissional, para que facilite ao máximo a entrega do artigo para a maior quantidade possível de pessoas. Pois dessa forma, maior será a probabilidade de você encontrar pessoas que estejam dispostas e se interessem a compartilhar o seu conteúdo.
O facebook é hoje a principal rede social para o compartilhamento de conteúdo, logo sua estratégia deverá conter uma presença ativa de divulgação no facebook.

 

Palavras-chave no início do título

As palavras-chave deverão ser utilizadas logo no início do título do artigo, pois quanto mais próximo do início elas estiverem, mais o seu post ganha pontos para o posicionamento no google, já que ele dá bastante importância para as primeiras palavras título.
Portanto, ao pensar em um título para o seu artigo, esse é um dos fatores que deverá ser levado em conta, utilizar as palavras-chave o mais à esquerda possível.

 

Visitantes frequentes

Assim como em um restaurante, cliente bom é o que volta várias vezes, nos sites, o google entende que quando se tem muitas visitas frequentes, é porque o conteúdo daquele site é relevante e de boa qualidade para os usuários.
Dessa forma, ter vários visitantes frequentes é um dos fatores que ganham muitos pontos em posicionamento no google, se seu site tiver um grande volume de tráfego mensal, e dessa quantidade, existirem poucos visitantes recorrentes, o google pode entender que você está fazendo spam, o que é passível de punição.