Como funciona o marketing digital?

Atualmente já podemos considerar a Internet a maior fonte de informações mundial. Desde que as pessoas começaram a perceber isso, o mundo online passou a ser visto de outra maneira, como um nicho a ser explorado, e as empresas passaram a investir muito em marketing digital e de conteúdo.

 

Esse tipo de marketing visa aperfeiçoar os sites e aumentar o acesso das páginas, tentando atrair mais consumidores e aumentar o número de vendas.

 

De acordo com Kotler (um dos principais e mais respeitados autores da área de marketing), os quatro pontos que definem o marketing são os seguintes:

 

  • Produto: são as funções do que será oferecido, e se referem aos atributos e características que o produto ou serviço oferecerá;
  • Preço: é sobre o que será cobrado do cliente. O produto pode ser barato, médio, de luxo, etc. Deve ser cobrado por mensalidade ou apenas uma vez. Há diversas estratégias que podem ser utilizadas, como: pague quanto quiser, leilões, preço psicológico, etc.;
  • Praça: é o local onde o produto será oferecido, podendo ser online ou em lojas físicas. Existem também as questões sobre prazos de atendimento e de entrega. Há muitas situações em que é interessante uma “parceria”, em que são utilizadas praças de produtos semelhantes, como por exemplo, realizar a venda de materiais esportivos em academias e clubes;
  • Promoção: fala sobre as estratégias de divulgação que são usadas. Aqui cabe todo o esforço praticado, como: links patrocinados, fan pages, soluções online, soluções offline (anúncios em rádio, televisão, outdoors, etc.).

 

Juntos, eles formam o chamado “mix de marketing”. Abaixo, daremos alguns exemplos para visualizarmos mais fácil a situação:

 

Exemplo 1: água vendida em engarrafamentos: geralmente essa água é vendida em um local de muito trânsito e por um vendedor ambulante:

Público-alvo: pessoas que estão paradas no trânsito e com muita sede;
Produto: água mineral, mas não temos certeza absoluta de sua origem, pode ser direto da torneira;
Preço: normalmente baixo, algo entre R$ 1 e R$ 2;
Praça: locais onde o trânsito fica bem parado ou filas de ingresso, estádios de futebol;
Promoção: a marca da água é qualquer uma, e promoção é feita pelo próprio vendedor, gritando e oferecendo o seu produto.

 

Exemplo 2: água Perrier, e vamos analisar a estratégia de marketing da marca:

Público-alvo: clientes exigentes e de alto padrão de consumo;
Produto: água gaseificada de excelente qualidade, considerada uma das melhores do mundo;
Preço: depende do tamanho da garrafa, mas normalmente entre R$ 5 a R$ 15 (varia por ser vendida em supermercados ou baladas, por exemplo);
Praça: boates, mercados e ambientes de luxo;
Promoção: propaganda vinculada em televisão com a Dita Von Teese, uma dançarina famosa.

 

Quando o assunto é o marketing digital, não são apenas quatro pontos, e sim oito, e eles ajudam a entender todo o processo de funcionamento:

 

Pesquisa: primeiramente, antes de dar início a um projeto digital, é preciso avaliar onde estão as oportunidades e também como elas estão funcionando (para quem preferir, em tempo real, como permite o Google Analytics);


Planejamento: depois de ter encontrado a melhor maneira para prosseguir com o seu plano digital, é o momento de fazer um cronograma para saber como agir, especialmente em caso de imprevisto;


Produção: é preciso da parte da produção para que o marketing funcione, seja uma estratégia de conteúdo ou uma ação de e-mail de marketing;


Publicação: se o material já foi produzido, está na hora de usá-lo;


Promoção: o interessante é saber como promover aquele conteúdo ou projeto, como anúncios no Google, redes sociais, fan Page no Facebook ou em blogs amigos;


Propagação: faça a rede se movimentar em seu favor, e compartilhe o material na web, para que ele atinja o maior número de pessoas possível;


Personalização: é a hora de segmentar o seu público-alvo, faz a automatização e consegue personalizar as mensagens para falar e dar atenção diretamente ao seu público-alvo;


Precisão: já falamos sobre o Google Analytics, e ele é uma das ferramentas que pode auxiliar a analisar todos os dados das ações com o objetivo de melhorar e aprimorar os resultados obtidos.

 

Para que serve o marketing digital?

A função do marketing digital é aumentar as suas vendas e expandir os seus contratos. A empresa que não consegue avançar nesse ponto não está utilizando as estratégias de marketing adequadamente e precisa passar por uma revisão. Muitas vezes contratar profissionais com essa finalidade não significa ter mais gastos, e sim um sucesso que será alcançado futuramente.

 

Quando uma empresa consegue identificar o seu segmento entre os consumidores, já estará falando com o seu público-alvo específico, aumentando assim a possibilidade de sucesso, já que estará falando diretamente com quem tem interesse.

 


Diferenças entre o marketing digital e o tradicional

O marketing digital tem várias diferenças em relação ao offline, e aqui citaremos algumas:

Custo: o marketing digital é mais rápido, mais prático e com os custos reduzidos em relação ao tradicional. Não há cobrança de impressão, transporte e distribuição, fazendo com que seja bem mais econômico. Ainda podemos dizer que existe centenas de ferramentas de graça que fazem a análise dos dados na Internet;


Direcionamento da mensagem: no marketing digital você pode direcionar melhor a sua mensagem para o público que lhe interessa. É possível escolher uma faixa etária, cidade ou até uma região específica da cidade, por exemplo. Antigamente era preciso pagar o anúncio (seja em televisão, rádio, etc.) e era difícil de segmentar, mesmo passando no horário indicado para atingir o público desejado;


Velocidade: é importante lembrarmos que tudo na Internet funciona de forma bem mais rápida do que nos meios tradicionais. É só escrever um post e publicá-lo para que você comece a disseminar as suas ideias. Assim sendo, a análise dos dados pode ser feita em tempo real, deixando todo o processo muito mais dinâmico.

 

 

O que o marketing digital pode fazer pela sua empresa?

O marketing digital pode trazer gerar muito efeitos benéficos para as empresas, e o principal deles é o crescimento. Hoje em dia cada vez mais pessoas têm acesso à Internet e lá estão para buscar informações, então, essa estratégia passa a ser essencial nos dias de hoje.

 

O chamado viral marketing é bastante usado pelas empresas atualmente, também conhecido como “Word of mouse”, que é uma maneira de enviar mensagens comerciais a um ritmo exponencial. Há algumas técnicas para que uma mensagem de viral marketing tenha sucesso rapidamente, e uma das mais infalíveis é que ela deixe a dúvida no ar, para despertar o interesse e a curiosidade do consumidor.

 

O nosso país passa por uma crise, então é complicado falarmos sobre crescimento. Mas mesmo nessa situação desfavorável é possível apresentar alguns sinais de crescimento. No marketing digital as coisas são mais mensuráveis, e por esse motivo, é muito mais tranqüilo traçar as metas de crescimento da empresa. Mas nada adianta conseguirmos esse crescimento se ele não for rentável de alguma forma.

 

Cada vez mais veremos a presença do marketing digital nas empresas, já que ele aumenta a possibilidade de relacionamento entre elas e o seu público, e também aumenta as oportunidades de mercado, fazendo com que novas demandas apareçam. Percebemos que mais empresas estão dando atenção especial à essa área, e já perceberam que ela pode render bons frutos.

 

Saber como é a relação do marketing digital com o crescimento direto de uma empresa é dar o primeiro passo para utilizar essa estratégia em seu favor, sempre com a possibilidade de ajustes e aprimoramento onde necessitar. Essa é a principal tendência das empresas nesse momento e nos próximos anos, que tende só a expandir.