Otimização de Sites Ribeirão Preto - A Otimização de Sites SEO, ou Search Engine Optimization, é uma técnica para melhorar o posicionamento dos links do seu site na listagem de resultado de um buscador (por exemplo, o Google).

 

Otimização de Sites Ribeirão Preto

 

O posicionamento, ou ranqueamento como é chamado tecnicamente, é organizado pela relevância do conteúdo em relação ao termo (palavra-chave) digitado no campo da busca – quanto maior a relevância, mais próximo da primeira posição estará o link do seu site.

Quando um usuário digita no mecanismo de busca uma palavra-chave, através de uma boa aplicação das técnicas de SEO, uma (ou várias) das páginas do seu website aparecerão entre os primeiros resultados da busca orgânica.

O principal objetivo da otimização SEO (Otimização de Sites Ribeirão Preto)  é melhorar o ranqueamento dos sites em mecanismos de busca, sendo assim, a sua maior vantagem está em aumentar o número de visitas aos sites, e a conversão dessas visitas em potenciais consumidores dos produtos ali oferecidos.

Portanto, com uma boa execução do SEO, você tem a chance de posicionar seu site e fazer com que mais pessoas conheçam o seu produto e/ou serviço.

É importante ressaltar que os resultados advindos do SEO tendem a ser de médio e a longo prazo. Sendo assim, não basta trabalhar com essa estratégia durante um, ou dois meses, por exemplo. É necessário que se tenha um acompanhamento de, no mínimo, seis meses, para que os resultados comecem a reverter em negócios para a organização.

Aumento de visitas para seu site: Seu site estará bem posicionado no reanqueamento dos sites de busca, o que resulta em maior visibilidade e credibilidade, e faz com que as pessoas confiem na sua marca;
Aumento no número de vendas: Com o seu site recebendo um maior número de visitas, as pessoas passarão a conhecer mais o seu produto, o que aumenta a possibilidade de se tornarem clientes;
Análise do retorno sobre o investimento (ROI): Diferente das mídias tradicionais (jornal, rádio, TV) o investimento em SEO pode ser mensurado. Isto se dá através de gráficos que analisam o tráfego do seu site. Outra forma de análise e medição, é o aumento do número de vendas do seu produto/serviço.

Otimização de Sites Ribeirão Preto- Como funciona o SEO para e-commerce?

O que diferencia o SEO de e-commerce do SEO para sites e blogs são suas estratégias e objetivos. Como é um ambiente mais voltado para as vendas, as técnicas também caminham para esse lado – a não ser que a loja também possua um blog (o que, por sinal, é bastante indicado).

Por exemplo, quando falamos em palavras-chave para um blog, elas devem ser focadas nos temas de interesse do público (que pode estar tanto no início da jornada do cliente quanto em uma fase de consideração das soluções) e, ao mesmo tempo, devem resumir o conteúdo da página em questão.

Já no e-commerce, as palavras-chave também devem ser relevantes para o público, mas elas devem descrever os produtos ofertados nas páginas. Afinal, a intenção é capturar o interesse dos consumidores que pesquisam por aquela mercadoria no Google ou em outro buscador.

 

Quer um exemplo claro?

Se você tem um e-commerce e um blog sobre games, pode ter uma página de produto e um conteúdo sobre o console Xbox One.

O conteúdo poderia carregar a palavra-chave: “vantagens do Xbox One”. Perceba que é uma expressão usada por quem considera a compra desse console, mas ainda não se decidiu.

Já uma página de oferta na loja poderia ter a palavra-chave: “Xbox One com Kinect”. Note que é uma busca mais específica e característica de quem tem o desejo de adquirir o videogame ou, pelo menos, está avaliando as opções de compra.

Mas nem tudo no SEO para e-commerce é diferente das demais otimizações. Tem muita técnica usada em sites e blogs que também serve para lojas virtuais.

Antes de falarmos sobre elas, vamos abordar as vantagens do investimento em SEO.
Quais são benefícios dessa otimização para as lojas virtuais?

Só o objetivo de posicionar seu e-commerce nas primeiras colocações do Google para as palavras-chave usadas já justificaria os esforços em aplicar o SEO em sua loja. No entanto, a otimização para motores de busca carrega outros benefícios bem interessantes.

A seguir, você conhecerá mais 3:


1. Gerar mais visitas orgânicas - Otimização de Sites Ribeirão Preto

Ao aplicar as técnicas de SEO, o objetivo é conquistar o topo das buscas orgânicas do Google.

Claro que não é da noite para o dia que se consegue chegar tão longe, ainda mais com a concorrência acirrada para ter boas posições no ranking com o crescimento do Marketing Digital no país.

Você pode esperar por meses para figurar entre as primeiras referências. No entanto, é um esforço que compensa bastante pelo viés financeiro.

Mais visitas orgânicas representam um menor custo por lead, menor custo por aquisição de cliente e maior retorno sobre o investimento. Em suma, trata-se de gerar mais oportunidades gastando menos dinheiro.


2. Conseguir tráfego qualificado - Otimização de Sites Ribeirão Preto

O tráfego qualificado é aquele em que somente pessoas interessadas em seus conteúdos e ofertas chegam no site.

Esse interesse é demonstrado tanto na forma como a busca é feita quanto na palavra-chave escolhida pelos administradores do site.

Por exemplo, quando uma pessoa pesquisa no Google por “livros de marketing”, ela deve estar interessada em conhecer e/ou comprar títulos desse segmento, certo?

Se você tem uma livraria online e tem lá uma página de categoria para livros de marketing, então sua loja poderá aparecer entre os resultados de pesquisa.

Caso você consiga atrair essa visita, provavelmente ela será qualificada. Afinal, trata-se de uma pessoa que queria livros de marketing e que pode encontrar em sua loja o que precisava.

Dificilmente, uma pessoa interessada em “agências de marketing” chegaria até sua livraria.


3. Aumentar a credibilidade da sua marca no mercado- Otimização de Sites Ribeirão Preto

Há uma visão entre os consumidores de que se um site está lá na primeira página ou entre os primeiros resultados de pesquisa, é porque ele é relevante e confiável. E esses dois valores são importantes para uma marca ter mais credibilidade no mercado.

Esse argumento tem bastante lógica, principalmente se analisarmos a forma como o Google avalia as páginas mais bem posicionadas. Há de se considerar que essa plataforma valoriza muito os sites que entregam uma ótima experiência de usuário.

Isso é mais do que apenas entregar o que o público pesquisa no motor de busca. Trata-se, também, de oferecer uma navegação agradável em todos os dispositivos, um conteúdo único e relevante, um carregamento rápido de páginas, enfim, valores que tornam a experiência do visitante memorável.

Se o seu site está fazendo bem aos visitantes, então o Google fará com que ele tenha uma boa posição em seu ranking.