Inbound marketing ou marketing de atração é uma forma de publicidade on-line na qual uma empresa se promove através de blogs, podcasts, vídeo, e-Books, newsletters, whitepapers, SEO e outras formas de marketing de conteúdo. O inbound marketing se diferencia dos métodos tradicionais para conseguir atrair a atenção de potenciais clientes, pois não são feitas compras de espaços publicitários em meios como rádio, televisão, flyers, telemarketing, entre outros.

 O que é Inbound Marketing

Além das técnicas citadas anteriormente, os testes A/B são muito usados para uma estratégia de inbound efetiva.

 

Este termo passou a ser usado pelo Brian Halligan, cofundador do HubSpot, uma das principais agências de inbound marketing do mundo.

 

O inbound é um estilo de marketing que foca na otimização do seu negócio para não correr atrás de clientes. É comum dizer no mercado que essa estratégia não compra a atenção dos clientes, pois a empresa gera conteúdo altamente relevante para e o próprio consumidor vai de encontro à empresa.

 

O inbound marketing é menos invasivo e tem a capacidade de criar relações mais próximas com os consumidores.

 

Uma estratégia de inbound marketing tem as seguintes fases:

Atrair tráfego - O ponto de partida de uma estratégia de sucesso de inbound marketing é gerar tráfego para o seu website. Utilizando de técnicas de search engine optimization (SEO), email marketing, links patrocinados, marketing de conteúdo e redes sociais, é possível expandir seu alcance dentro do público-alvo, atraindo ele para o conteúdo de qualidade produzido especialmente para impacta-lo.
Converter visitantes em leads
Transformar leads em compradores
Fidelizar os clientes e aumentar suas margens
Analisar para melhoria contínua.

 

Essa etapa do inbound é conhecida como funil de vendas, e qualquer empresa que queira aplicar essa estratégia em seu negócio, precisa conhecer muito bem os passos de cada etapa.

 

Atrair

Neste momento você precisa despertar o desejo do comprador. É nesse momento que o possível cliente vai ter o primeiro contato com a empresa, então é preciso ser muito criativo e deixar o leitor curioso, por esse motivo apresentar algum diferencial (ex: infográfico, dicas) é um ponto positivo.

 

Converter visitantes em leads

Os leads são visitantes que deram seu e-mail e outras informações pessoais em troca de algum benefício (podcasts, infográficos e whitepapers são exemplos comuns de materiais oferecidos). Essa etapa é uma das mais importantes do funil de vendas, pois nela você consegue o tão desejado contato do usuário, dessa forma é possível mantê-lo atualizado e sempre nutrido.

Transformar leads em compradores

Depois de nutrir o lead com informações relevantes, a lógica é despertar o desejo de compra. Geralmente quando o processo é bem estruturado, a venda acontece. Nessa etapa você precisa definir o lead score, que é um calculo feito pela empresa para definir se ele está apto ou não para realizar a compra.

Exemplo: Se um conteúdo equivale a 100 pontos e para iniciar o processo de vendas ele precisa atingir 1000 pontos, é preciso ler 10 conteúdos que tenham a mesma pontuação.

Fidelizar os clientes

Depois de vender é preciso fidelizar os clientes à marca/empresa.

Philip Kotler já dizia que conquistar um novo cliente custa cerca de 5 a 7 vezes do que fidelizar um antigo.

Analisar

Essa não é uma etapa do funil de vendas, entretanto analisar é um passo importantíssimo. É nele que se percebe se está errando, acertando, quais pontos precisam ser estudados, entre outros.

Desde quando iniciei minha história no marketing digital sempre tive o desejo de criar minha consultoria em marketing digital. E não demorou muito para acontecer.  Com o passar dos anos e com a experiência que fui adquirindo através de estudos e atendimentos a vários clientes nos mais diversos segmentos pude criar minha consultoria.

Mas o que é uma consultoria de marketing digital?

A consultoria de marketing digital é um trabalho voltado para definir estratégias, traçar objetivos, metas e ações no meio digital. É através da consultoria que será diagnosticada a situação atual de uma marca ou empresa na internet, bem como será definido o que precisará ser feito para alcançar os objetivos e metas propostos.

O que faz uma empresa de consultoria de marketing digital?

Uma consultoria de marketing digital busca entender ao máximo do segmento de atuação da empresa para definir um plano de marketing digital. A partir de um plano, que será composto por objetivos, metas e ações, inicia-se a fase “operacional” da consultoria, que consistirá em colocar em prática tudo o que foi definido.

O que minha consultoria de marketing digital pode fazer por você e pelo seu negócio?

Eu posso te ajudar a melhorar seus resultados e atingir seus objetivos criando práticas e estratégias personalizadas que são necessárias para impulsionar seu negócio.

Utilizando as Estratégias Digitais certas podemos potencializar seus canais digitais com estratégias de aquisição e retenção de clientes, como também construir sua autoridade e relevância de seu negócio na internet para que sua marca cresça ainda mais.

Minha consultoria utiliza Inbound Marketing e Growth Hacking utilizando um conjunto de estratégias de atração, para conquistar leads mais qualificados para seu negócio e usando a análise de dados (análise das métricas) para que cada ação de Marketing Digital possa ser mensurada, a fim de analisar resultados e criar as melhores estratégias.

Acredito no constante movimento entre criatividade, técnica e estratégia para a construção de um trabalho sólido e eficiente. O que me motiva é fazer a diferença no projeto de cada parceiro, para isso, dedicoo total energia a favor da performance.
Alguns dos serviços que me especializei e utilizo nas minhas consultorias são: email marketing, redes sociais, business intelligence, seo, comparadores de preços, mídia programática, social ads, links patrocinados, criação de sites, inbound marketing e growth hacking.

 

Tipo de Consultoria:

Consultoria de Marketing Digital Online - Atendo através de Hangout com reuniões regulares semanalmente ou de acordo com a necessidade.

Consultoria de Marketing Digital Presencial - Atendo presencialmente em Ribeirão Preto e Região. E também atendo presencialmente de acordo com a necessidade em cidades localizadas em São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Rio Grande do Sul e Paraná.

 

Posso te ajudar? Fale comigo agora por Whatsapp (16) 99206-8966

 

 

Seguem algumas dicas para melhorar o posicionamento  no google:
 

Palavras chave

A escolha da palavra-chave é a primeira coisa que você precisa fazer antes de criar um artigo para o seu blog.
Pois é através da palavra-chave que as pessoas realizarão as pesquisas nos buscadores, e consequentemente o encontrarão.
Para saber quais são as palavras-chaves mais utilizadas pelas pessoas que você deseja alcançar, é antes necessário você identificar quem é o seu avatar, ou, público-alvo.
Conhecendo o seu público-alvo é que você consegue identificar quais são as suas principais dúvidas, e como eles realizam suas pesquisas para saná-las.
Sabendo como eles realizam as pesquisas, fica fácil identificar quais são as palavras mais utilizadas, e assim, dentre essas palavras você escolhe aquela a qual mais se encaixa no seu texto para ser a sua palavra-chave.

 

Link building

O Link building é considerada por muitos especialistas como a principal estratégia de SEO. Ele existe quando sites diferentes compartilham algum link para o seu site.
Há dois grandes fatores que importam no link buiding: Quantidade e qualidade.
A quantidade consiste no número de domínios que linkam para o seu site, quanto maior o volume, maior a autoridade, gerando um melhor posicionamento no google.
A qualidade é o quão confiáveis são os sites que linkam para o seu. Quanto mais autoridade esses sites tiverem, mais o google dará importância para esta linkagem, fazendo com que sua autoridade cresça.

 

Tamanho do conteúdo

O tamanho do artigo é também um dos grandes fatores de posicionamento, pois o google tem preferência em posicionar artigos mais completos, que conseguem sanar todas as dúvidas dos usuários.
Para criar um artigo de, por exemplo, 500 palavras é bem difícil que ele seja completo, dessa forma, não é interessante para o google deixá-lo nas primeiras posições de busca.
Logo, em pesquisa recente, cerca de 2500 palavras foi o número que os pesquisadores encontraram para os artigos que costumam se posicionar de uma melhor maneira, que o google entende como posts completos.

 

Heading tags

O google utiliza as heading tags para identificar qual a parte do seu conteúdo é a mais importante. No código html existem seis níveis de tags, h1 a h6, sendo a h1 a mais relevante e a h6 a menos relevante.
Deve-se levar algumas considerações importantes para a utilização das headings:
1 Utilize a palavra-chave em h1. Isso ganha alguns pontos nos fatores de rankeamento.
2 Use apenas um h1 por página. Se você utilizar mais de um h1, isso dilui a força das palavras do título, se estivesse concentrada seria melhor para o posicionamento no google da palavra-chave utilizada.
3 O subtítulo deverá ser utilizado em h2, de preferência no formato de long tails.
4 Utilize os intertítulos respeitando a hierarquia das tags.

 

Tempo de permanência na página

O tempo de permanência é um dos importantes fatores de posicionamento no google, pois ajuda-o a identificar se o seu conteúdo é ou não relevante.
Se você tem vários usuários que passam bastante tempo em seu site, logo o google entende que aquele conteúdo que você produz é de boa qualidade, e ele passa a ter mais confiança em seu site para sugerir em posições acima dos buscadores.
Por outro lado, se o tempo de permanência do seu site é muito curto, ele entende que seu conteúdo é de baixa qualidade, e mesmo que você tenha um grande volume de acessos, ele pode entender que você está utilizando alguma técnica de spam, te deixando na iminência de sofrer punições.

 

Tempo de carregamento

O tempo de carregamento é algo que hoje é em dia, não só o google dá importância, mas também todos os usuários. Ninguém gosta de navegar em um site onde a cada página clicada tem-se que esperar 4 ou 5 segundos.
Portanto, você tem que buscar melhoramentos em seu site para que seu tempo de carregamento seja o menor possível, gerando assim melhor posicionamento no google.

 

Meta description

Meta descriptions é o pedaço de texto que aparece na página de busca do google, abaixo do link do seu artigo.
Elas afetam consideravelmente a taxa de cliques para o artigo do seu site.
Existem algumas boas práticas para a utilização correta das metas descriptions, dentre elas são:
1 Utilizar as palavras-chave no texto;
2 Mostrar os benefícios para o leitor para a leitura do seu conteúdo;
3 Conter cerca de 160 caracteres.
4 Não ludibriar os leitores com falsa promessas;
5 Não utilizar um pedaço da introdução no texto.

 

Social: engajamento nas redes sociais

O google também monitora as redes sociais para identificar como o público interage com o seu conteúdo. Se o seu artigo você tiver vários compartilhamentos, isso é uma grande indicativa que o seu conteúdo é de boa qualidade.
Para isso, é preciso trabalhar nas redes sociais de forma profissional, para que facilite ao máximo a entrega do artigo para a maior quantidade possível de pessoas. Pois dessa forma, maior será a probabilidade de você encontrar pessoas que estejam dispostas e se interessem a compartilhar o seu conteúdo.
O facebook é hoje a principal rede social para o compartilhamento de conteúdo, logo sua estratégia deverá conter uma presença ativa de divulgação no facebook.

 

Palavras-chave no início do título

As palavras-chave deverão ser utilizadas logo no início do título do artigo, pois quanto mais próximo do início elas estiverem, mais o seu post ganha pontos para o posicionamento no google, já que ele dá bastante importância para as primeiras palavras título.
Portanto, ao pensar em um título para o seu artigo, esse é um dos fatores que deverá ser levado em conta, utilizar as palavras-chave o mais à esquerda possível.

 

Visitantes frequentes

Assim como em um restaurante, cliente bom é o que volta várias vezes, nos sites, o google entende que quando se tem muitas visitas frequentes, é porque o conteúdo daquele site é relevante e de boa qualidade para os usuários.
Dessa forma, ter vários visitantes frequentes é um dos fatores que ganham muitos pontos em posicionamento no google, se seu site tiver um grande volume de tráfego mensal, e dessa quantidade, existirem poucos visitantes recorrentes, o google pode entender que você está fazendo spam, o que é passível de punição.

Mensagem de Motivação

Quando queremos expressar nossos sentimentos através das redes sociais procuramos no google frases sobre a vida para postar no facebook, instagram ou entre tantas outras redes sociais que existem atualmente. O fato que é que pensar sobre o mundo e em frases sobre a vida não é algo tão simples.

 

Existem frases sobre a vida e o amor, como também frases sobre a vida para refletir, e esta útima opção talvez seja a melhor: refletir sobre a vida.

 

Muitas pessoas ficam tristes por que não conseguem mudar as suas vidas em virtude das escolhas que fizeram no passado e hoje vivem as consequências ruins dessas escolhas. Por isso é muito importante usar da reflexão para fazermos um balanço em nossas vidas sobre as escolhas e decisões que tomamos a todo momento.

 

Um pensamento escrito em uma simples frase sobre a vida ajuda a iniciar um processo de mudança dentro de nós mesmos, como se fosse uma semente de esperança na criação de um futuro brilhante.

 

Pensar e refletir é necessário para o ser humano nessa jornada chamada vida para que possamos ver e entender o porque estamos onde estamos e o que é preciso fazer para ir para onde queremos ir.

 

Frases podem mudar o nosso dia fazendo com que mudemos completamente o nosso comportamento.

 

Na minha página no facebook publico constantemente frases sobre a vida que tem impactado milhares de pessoas e ajudado cada uma a se tornar uma pessoa melhor, mas além disso, essas frases sobre a vida tem ajudado elas a refletirem mais e ampliarem a visão de mundo e de possibilidades.

 

Segue algumas frases sobre a vida que publiquei na minha página e que ajudaram milhares de pessoas:

 

"Não perca a sua fé por causa das pessoas ao seu redor. Olhe para cima"

 

"As vezes reduzimos nossa vida quando deixamos de cuidar de nós mesmos. Se cuide, priorize-se. Normalmente quem te ama depende de você, então não encurte a sua vida: cuide-se"

 

"Para ter sucesso não basta descobrir o propósito da tua vida. É preciso coragem para realizá-lo"

 

"A chave para conquistarmos o sucesso pessoal é não desistir. As vezes as coisas na vida ficam tão complicadas que não vemos razão para continuar, mas lembre-se: Os frutos da felicidade nascem quando não desistimos de nós mesmos"

 

"Quando entendermos que não é um dia a mais, e sim um dia a menos, começaremos a valorizar o que realmente importa. Valorize seu tempo. Valorize a sua vida. Enquanto você não for prioridade na sua vida você não encontrará a felicidade. Pare de viver a vida dos outros. Valorize-se"

 

"A gente não se liberta de um hábito atirando-o pela janela. É preciso fazê-lo descer a escada degrau por degrau. Nós somos o que fazemos repetidas vezes, nós somos os nossos hábitos"

 

"Erros fazem parte da vida. E nós não conseguimos evita-los completamente pois não somos perfeitos. Então aprenda olhar o lado positivo de todas as situações e encare os erros como lições de vida que aprendemos da maneira mais difícil"

 

"Nossas atitudes precisam falar mais alto que as nossas palavras"

 

"Depois do tempo de semear, vem o tempo de colher. Depois da tempestade, vem a bonança. Depois de tempos de dificuldade vem os tempos de transformação. Pense nisso"

 

"Nossa fé não cresce por acaso e sim por escolhas. Se buscamos uma mudança real em nossas vidas precisamos exercer fé nos momentos de desafio e olhar para o futuro plantando boas escolhas no dia de hoje"

 

"Não importa o que os outros estão fazendo, o que importa é o que você tem feito para mudar a sua vida. Não coloque nas mãos dos outros a responsabilidade de alcançar os seus próprios sonhos"

 

"Sempre que tiver a chance, seja a luz na vida de alguém. Quanto mais sementes de bondade plantamos, mais frutos bons colhemos na vida."

 

"Nas pessoas, assim como em um bom perfume, o que vale não é o frasco e sim a essência. Limpe seu vaso interior e não julgue as aparências, pois elas enganam"

 

Conheça minha página no facebook: http://www. facebook.com/cleberbarbosalifecoach/ facebook.com/cleberbarbosalifecoach/

 

O Funil de Vendas é o processo que consiste em conduzir/acompanhar seu cliente desde o momento em que ele toma conhecimento de seu produto ou serviço até a efetivação do negócio. Ou seja, trata-se de conduzir a jornada percorrida por cada indivíduo do seu público-alvo rumo a seu objetivo final, que é a concretização da venda.


A compra não é um processo homogêneo, mas ocorre por etapas. Isso porque, durante a sua jornada, o cliente passa por vários momentos que revelam quão próximo ele realmente está de comprar.


Temos o momento em que ele ouve falar da sua solução pela primeira vez, a pesquisa que ele faz sobre o item em questão, a compra propriamente dita, a recomendação que ele dá depois de usar o produto…


Um cliente que acabou de descobrir seu produto, por exemplo, está menos pronto para comprar do que um que já leu até as avaliações do seu site.


Então, para determinar qual é o nível de maturidade do cliente em relação à decisão de compra, dividimos esses momentos em partes e assim definimos as etapas do funil de vendas.


1- Prospecção ou Topo do funil de vendas

Esta é a primeira experiência que o lead vai ter com sua empresa. E, como diz o ditado, a primeira impressão é a que fica.

Portanto, invista em seu site, transforme-o em uma plataforma amigável.

Agora é também o momento de conseguir o máximo de dados possíveis deste usuário. Para isso existem algumas técnicas e, uma delas, é investir em conteúdo de qualidade.

Assim, para que o prospect receber um conteúdo de qualidade e atraente, ele deixará alguns dados em sua plataforma (nome, telefone, interesse), cadastrados em formulários.

A partir daí, é dado o início da nutrição de leads. Este é o momento de inspirar seu cliente e mostrar a ele que sua empresa pode, realmente, solucionar um problema, uma “dor” que ele tem.

 


2- Qualificação

O momento da qualificação existe para entender se o cliente realmente está interessado em sua solução.

O máximo de informações que pudermos coletar sobre as condições deste prospect em adquirir seu produto, tanto sob o viés da necessidade quanto de recursos financeiros.

Para entender essas necessidades, você pode perguntar diretamente a ele em uma ligação telefônica, reunião, formulário de contato. Assim como nas redes sociais!

Lembre-se: agora não é o momento de vender, é o tempo certo para entender todos os hábitos e necessidades deste seu prospect para abordá-lo da melhor maneira.

 


3- Apresentação

Agora é a hora do time de vendas entrar em ação. Já com o background do prospect em mãos, os vendedores conseguem entender o perfil de cada um deles e ofertar exatamente aquilo que é de seu interesse.


Ainda cabem perguntas para o futuro cliente. Atente-se para responder às dúvidas que podem surgir durante este período. Mais do que simplesmente falar sobre o produto sem parar.

E, tente encaixar o produto ou serviço exatamente naquilo que o seu cliente espera.

 


4- Amadurecimento

Nesta etapa do funil de vendas, o cliente vai avaliar sua proposta, comparar com a concorrência e refletir sobre prós e contras.
Você ainda tem influência nesta fase, acompanhando constantemente o processo sem deixar o momento ‘pesado’.
Mas, tente mostrar que você está neste momento junto com seu prospect, auxiliando no momento da decisão. Podendo oferecer testes gratuitos de seu produto ou serviço, para agregar valor à sua venda.

 


5- Negociação

Esta é a etapa da venda em que os clientes costumam fazer a contraproposta para abaixar os valores oferecidos.
Não caia na briga de preços. Saiba o valor da sua expertise e qual será o retorno do seu cliente sobre o investimento feito!


Prepare-se para enfrentar questionamentos sobre preços, mas vendedores com experiência sabem que este é o momento em que o conhecimento profundo do serviço oferecido irá garantir avanços no fechamento do negócio.
Claro, sem prejudicar o relacionamento construído durante todo este processo. Vá preparado para este momento, com todas os possíveis contrapontos que podem ser levantados.

 


6- Fechamento de negócio

Ainda não é a hora de assinar o contrato! Planeje e comunique sua entrega, sempre alinhando expectativas entre a empresa e o cliente.
Não esconda nada para que consiga fechar o negócio. Seja o mais transparente e claro possível neste momento.
Apresente os prazos, resultados esperados, condições de pagamento. Para isso o seu time de vendas deverá ter conhecimento sobre contratos e condições de pagamento.


Para auxiliar neste caminho percorrido pelo lead, até o momento do fechamento da compra, o marketing de conteúdo trabalha com a nutrição de conteúdos relevantes para seu prospect.


Entenda as necessidades e o que ele procura, assim comece a encaminhar emails, webinars, ebooks, que tenham apelo.


Para facilitar todo este trabalho, existem maneiras de automatizar o processo, como algumas plataformas de automação de marketing oferecidas no mercado.