Consultor de Negócios

Se você se pergunta o que faz um consultor, é bastante provável que esteja enfrentando dificuldades de gestão na sua empresa. Pode ser o baixo faturamento, contas que não fecham, clientes que desaparecem, entre tantos desafios possíveis. Sim, você precisa de ajuda. Mas de qual tipo?

Afinal, o que faz um consultor?A pergunta sobre o que faz um consultor pode ter dois tipos de resposta. A primeira delas, é claro, descrevendo suas atividades.

A segunda, talvez refletindo mais a realidade, se limitaria a dizer que nele está a esperança de salvação da empresa. Afinal, não raro esse profissional é lembrado quando a água já bate no pescoço, e o fracasso parece questão de tempo.

É óbvio que esse tipo de visão restringe muito a atividade do consultor, cujo valor não aparece somente nas horas terríveis - um passo além dos momentos ruins.
Há razões para ter uma consultoria quando o negócio vai muito bem. Mas aí o pequeno empresário pode olhar para a necessidade permanente de economia e pensar: “Se cheguei até aqui sozinho, por que preciso de ajuda agora?”. Faz sentido para você?

Pois é exatamente em momentos como esse que ter um conselho profissional e especializado faz toda a diferença. A tomada de decisão na empresa costuma ser um momento de tensão, em especial quando o que se avalia é um passo tão importante, como abrir uma filial, lançar um novo produto, dar uma guinada nos negócios ou uma buscar empréstimo para sair do vermelho.

Agora, você começa a entender o que faz um consultor. Como o nome indica, ele presta consultoria à empresa, o que se materializa em etapas como diagnóstico, análise, planejamento e aplicação da estratégia. Seu papel é o de propor soluções ao negócio, seja qual for o desafio que a enfrentar.

 

Especialista em Marketing Digital

O marketing digital compreende o desenvolvimento de uma estratégia de comunicação e marketing aplicada aos meios digitais. Atualmente, a internet é o meio digital fundamental para ações de marketing, e a popularização das redes sociais tornou isto ainda mais essencial para as empresas.

Desenvolvimento de sites, e-mails marketing, links patrocinados, SEO e campanhas em redes sociais – conhecendo o cenário da comunicação digital, compreendemos os desafios de um profissional que é responsável por conhecer todos esses meios e planejar ações que levem a mensagem da marca ao consumidor.Desenvolvimento de sites, e-mails marketing, links patrocinados, SEO e campanhas em redes sociais – conhecendo o cenário da comunicação digital, compreendemos os desafios de um profissional que é responsável por conhecer todos esses meios e planejar ações que levem a mensagem da marca ao consumidor.

Um analista de marketing digital deve conhecer o seu consumidor, saber onde ele se concentra e o que ele busca nos meios digitais, para então construir ações de relacionamento com este público focando nos objetivos estratégicos de marketing pré-estabelecidos.

A aproximação com os usuários exige um trabalho intenso e bem planejado. Conhecer bem as ferramentas de SEO é um diferencial para esse profissional, pois facilita a busca por grupos de consumidores em potencial e utiliza suas preferências a fim de formar uma abordagem personalizada.

Os meios digitais também têm como característica a interatividade, que é bem recebida pelo público e traz bons resultados à comunicação da empresa. Caberá ao analista de marketing estudar e propor a maneira ideal de estabelecer tal interatividade diante de ferramentas como blogs, aplicativos e redes sociais, por exemplo.

O analista de marketing digital deve conhecer as técnicas de comunicação e marketing que comunicam diferentes públicos nas mais diversas plataformas e linguagens. Quanto mais amplo for o seu conhecimento, mais versáteis serão os seus trabalhos e soluções.

 

Life & Business Coach

Life Coaching: O life coaching oferece suporte a clientes na escolha de novas perspectivas e estabelecimento de novas crenças.O life coaching oferece suporte a clientes na escolha de novas perspectivas e estabelecimento de novas crenças.

Ele também faz um convite ao foco no positivo, convidando-os a identificar e viver intensamente seus pontos fortes. Assim, os clientes de life coaching aprendem a celebrar tudo o que são e têm, até mesmo o fato de agora saberem quais são suas crenças.

Alguns podem até rotulá-las como fraquezas. Assim, encontram fortes motivos e evidências para que possam alterá-las, a fim de construir um alicerce firme que sirva como base para apoiar o seu desenvolvimento.

Ao trabalhar com um coach de vida, os clientes também se concentram no que querem focar e aprendem a trabalhar e construir uma estrutura a partir disso.

Se eles não sabem o que querem em suas vidas, por consequência não saberão aonde chegar nem que chegaram (se que é que vão chegar).

Se eles sabem o que querem, começam a fazer novas escolhas e criar novos hábitos comportamentais, reduzindo e, em alguns casos, eliminando a paralisia comportamental.

O coach de vida deve construir uma ponte entre o local onde o cliente está (“estado atual”) e aonde ele quer chegar (“estado desejado”).

 

Business Coaching: A atuação de consultores de empresas em muitas organizações já é uma prática que acontece há muito tempo. Frequentemente, empresas contratam consultores para propor soluções, seja para negócios que não estão indo bem ou até mesmo para potencializar alguns que acreditam que podem melhorar.A atuação de consultores de empresas em muitas organizações já é uma prática que acontece há muito tempo.

Frequentemente, empresas contratam consultores para propor soluções, seja para negócios que não estão indo bem ou até mesmo para potencializar alguns que acreditam que podem melhorar.Já os profissionais que trabalham com coaching de negócios são relativamente novos. As duas profissões têm abordagens muito diferentes. Consultores de empresas são solucionadores de problemas. Sua mensagem subjacente é: "Eu sou mais esperto que você” ou “Eu vou lhe dizer o que há de errado com o seu negócio e como corrigi-lo".

Os coaches de negócio são os desenvolvedores de pessoas. Eles não dizem aos seus clientes o que fazer, eles fazem perguntas. Sua mensagem é: "Você é inteligente. Serei um instrumento para ajudá-lo a olhar para dentro de si mesmo, então você pode não só resolver esse problema, mas também aumentar a sua capacidade de gerenciar com sucesso todas as áreas da sua vida".

Os consultores de empresas normalmente trabalham com foco em maximizar a rentabilidade da organização. Já os coaches de negócio normalmente trabalham com foco na maximização do potencial humano que, por consequência, reflete de forma significativa na maximização da rentabilidade e dos resultados das organizações em todos os âmbitos.

Os consultores de empresas ajudam seus clientes a obterem sucesso em seus trabalhos. Já os coaches de negócio ajudam seus clientes a obterem sucesso em suas vidas.Os consultores de empresas ajudam seus clientes a pescar, para que eles possam comer uma refeição. Os coaches de negócio ajudam os seus clientes a aprender a pescar, assim, eles nunca passarão fome.