Como colocar meu site na primeira página do Google

Como colocar meu site na primeira página do Google – Essa é a pergunta que ouço todos os dias e isso parece ser o sonho de qualquer empreendedor, lojista ou profissional. Ter seu site em destaque no Google e colocar seu site na primeira página de uma palavra chave relevante é o ponto essencial para o sucesso de qualquer negócio.


Agora, como é possível fazer isso uma realidade? Como colocar meu site na primeira página do Google é uma jornada que pode levar tempo. Em alguns casos pode levar dias ou em outros casos levar anos. A questão é que existem alguns pontos importantes para serem ressaltados.

 

 

 

O que é o SEO?

SEO é a sigla para “Search Engine Optimization”, que em português significa “otimização para mecanismos de busca“, ou otimização de sites. Essa otimização é o conjunto de estratégias com o objetivo de potencializar e melhorar o posicionamento de um site nas páginas de resultados naturais (orgânicos) nos sites de busca. Resumidamente, SEO é uma estratégia de rankeamento de websites nos mecanismos de busca, como o Google. Você deve estar se perguntando o que são essas estratégias. Basicamente fundamentam-se em diversos fatores que tornam o conteúdo do site mais funcional e objetivo. São eles: tags (palavras-chave), artigos bem escritos, títulos chamativos para artigos, urls devidamente estruturados, entre outras coisas.


Quais as vantagens do SEO?

Agora que já sabemos o significado do termo, veremos as utilidades e o uso desse mecanismo no plano prático.

A internet alcançou proporções inimagináveis nos últimos anos, e a quantidade de informações que transitam nela cresce proporcionalmente. Com isso, visando atender melhor os usuários, os sites de busca criaram métodos de filtro para que os conteúdos mais relevantes sejam os pioneiros nas páginas. Imagine que alguém faz uma busca no Google, é interessante, para esta pessoa, que sua busca resulte no que foi especificado e que isso possa atender sua necessidade. Na maioria dos casos os primeiros conteúdos são os mais valiosos e os mais vistos pelos usuários. É aí que o SEO entra. Para estar nas primeiras posições e, consequentemente, atrair um público maior, não é fácil, por este motivo empresas do mundo todo estão voltando os olhos para essa estratégia, que pode fazer a diferença no sucesso do negócio. Veja as principais vantagens desse método:

 

É gratuito! Não é preciso, necessariamente, pagar ao Google para estar bem rankeado. Mais adiante falaremos sobre os links patrocinados e porque não é uma boa ideia pagar pelas primeiras posições.

 

Aumento do tráfego – a otimização do conteúdo para os mecanismos de busca permite que o site fique bem posicionado de forma natural, atraia mais visitantes e estimule o negócio. Isso gera muitos benefícios, independente do ramo do blog ou da empresa.

 

Credibilidade – Em quem você confiaria mais? Em um conteúdo/empresa que está na primeira página do Google ou uma que está na décima?

 

Fortalecimento da marca – estar bem rankeado significa que, além de mais pessoas terem acesso ao conteúdo, irão adquirir maior confiança no trabalho oferecido. A identidade da empresa será fortalecida e esta se tornará referência entre os usuários e outras empresas.

 

 

Como usar o SEO para melhorar a empresa?

Utilizar esse método de otimização exige conhecimento e ferramentas específicas dentro dos sites que, juntos, trabalharão o SEO. Se você se interessa pelo assunto, leia esse artigo a respeito da importância dos sites para as empresas -> Por quê ter um bom site?

 

Essa é uma alternativa que traz resultados mais interessantes que a utilização de links patrocinados. Iremos explicar.

 


Links patrocinados e suas desvantagens

Você alguma vez já viu, entre os primeiros resultados de pesquisa, sites que possuem a palavra “Anúncio” antes do link? Trata-se de um link patrocinado.

 

Os links patrocinados são pagos, ou seja, a empresa desembolsa uma taxa para aparecer na primeira página. Os principais problemas a respeito desse método são:

 

Taxa não-fixa: links patrocinados são uma espécie de leilão. Quem paga mais ao Google irá aparecer primeiro na página. Isso implica no problema seguinte.

Link temporário: caso a empresa não acompanhe o aumento das taxas, corre o risco de não ficar bem rankeada e de até mesmo não fazer parte dos links patrocinados. Muito provavelmente ela não aparecerá na primeira página, e, se não tiver adotado o SEO, nem na segunda ou terceira.

 

Pesquisas apontam que a maioria dos usuários não enxergam bem os links patrocinados. Há um certo receio em clicar nesses links.

 

Além disso, há taxas para cada clique no site. Funciona como uma “comissão” para o Google, por ter colocado a empresa lá em cima.

 

Por serem pagos, os links patrocinados nem sempre atendem diretamente o que o usuário busca. Eles são mais genéricos e podem fugir do contexto.

 

Assim sendo, o SEO é uma garantia de que o site fique posicionado de forma saudável sem que precise ser pago.

 

 

Serviço de posicionamento em buscadores como Google

O serviço de Posicionamento em buscadores é empregado com o fim de possibilitar que um site apareça nas primeiras páginas dos resultados de uma busca. Quando uma pessoa pesquisa no Google sobre algum assunto, serviço, empresa ou qualquer outro tipo de informação, frequentemente ela tem como referência os primeiros sites ou resultados que aparecem no site de busca.

 

A primeira página é sempre a principal e é onde se encontram as informações mais qualificadas, dificilmente alguém analisa as diversas outras páginas subsequentes do Google, fato que faz o posicionamento em buscadores ser importante. Por esse motivo, hoje as empresas veem a necessidade de estar bem posicionadas nas páginas do Google e de outros buscadores, já que, quando um cliente pesquisar a palavra chave do seu negócio, cada uma delas pretende estar numa posição melhor do que a do seu concorrente. Se o seu concorrente estiver com o posicionamento em buscadores em dia, ele saíra na sua frente.

 

Para que a presença do site de uma empresa na internet seja produtiva, sua divulgação é imprescindível e a melhor maneira de aumentar as visitas em um site é ter um bom posicionamento nos resultados apresentados por ferramentas de busca, por isso a valorização do posicionamento em buscadores.

 

Entre várias opções de serviços na internet, o posicionamento em buscadores é um dos mais solicitados pelas empresas de diferentes segmentos. Conteúdo do texto de bom nível, uso correto de palavras-chave, ferramentas de otimização, campanha de anúncios patrocinados, participação em redes sociais, imagens interessantes, assuntos relevantes e geolocalização são técnicas essenciais e contribuem bastante para que o site esteja bem posicionado em buscadores. Além disso, quando um site recebe um link de outro link que tenha ligação com o do mesmo site, cria-se um vínculo que ajuda esse site a ser reconhecido pelos buscadores.

 

Obviamente, quando a empresa consegue destacar o seu site na internet, ele certamente passa a ter mais visitantes, é mais acessado pelos seus clientes e torna-se referência para muitos internautas, trata-se portanto, de um investimento com retorno seguro. O posicionamento em buscadores é vital para que sua empresa seja encontrada por quem busca seu produto ou serviço. Hoje sem o posicionamento nos buscadores, dificilmente um cliente chegará até você.

 

 

Como deixar meu site entre os primeiros do Google


A melhor forma de seu site ser encontrado por internautas de todo mundo é utilizar o Google como seu principal parceiro. Seja um blog, site institucional ou e-commerce, é vital que sua página na internet tenha uma boa classificação nas pesquisas do maior buscador do mundo. Isso certamente lhe trará inúmeros interessados no que você tem a oferecer.
Para estar no topo dos mecanismos de buscas, é preciso ter boas práticas de SEO (Search Engine Optimization). Dessa forma, sempre que um usuário procurar por uma palavra-chave nas buscas do Google, seu site estará bem posicionado, aumentando as chances dele ser escolhido. Mas quais são algumas das práticas que devem ajudar você a ter um site de sucesso nas buscas do Google? Abaixo selecionamos 8 dicas para conseguir isso.


1. Concentre em uma boa palavra-chave
Qual a palavra que melhor resume seu blog, site ou e-commerce? Analise cuidadosamente esta informação, pois ela é vital para que você possa tomar as melhores decisões para um bom posicionamento no Google. Pense em como as pessoas podem procurar por conteúdos similares ao que você publica em seu site. Por exemplo, se você possui um e-commerce de pneus para carros de passeio, talvez a melhor palavra-chave seja "pneus automotivos". Após identificar a palavra-chave, trabalhe com ela sem perder o foco.

 


2. Veja o que a concorrência está fazendo
Fique atento aos seus concorrentes. Eles podem lhe fornecer informações importantes sobre como melhorar sua posição nas pesquisas. Pesquise no Google pela palavra-chave que você definiu. Analise o que seus concorrentes estão fazendo, incluindo as chamadas que estão utilizando. Muitos deles podem utilizar o Google Adwords para melhorar o ranqueamento nas buscas. Através de uma análise mais profunda, você pode observar alguns termos que não estão sendo explorados por seus concorrentes.

 


3. Tenha um bom conteúdo
O Google adora indexar conteúdos originais e bem elaborados. O algoritmo de pesquisa do buscador assimila melhor artigos originais que ganham prioridade na exibição dos resultados. Pense em um conteúdo que faça seu público acessar seu site. Se você possui um e-commerce, talves seja melhor pensar em criar um blog para mostrar mais sobre seus produtos e fornecer dicas úteis para seus consumidores.

 


4. Coloque a palavra-chave no título da página
Outra dica importante é você certificar que a palavra-chave está contida no título da página. Verifique no HTML de seu site as informações que você inseriu dentro da tag . Os algoritmos utilizados pelo Google levam bastante em conta o que está descrito dentro desta tag. Portanto, defina de maneira resumida e objetiva o título de sua página. Não esqueça, sempre que possível, inserir a palavra-chave definida para seu site.

 


5. Tenha atenção com os cabeçalhos
Você pode organizar suas páginas através do título, como consideramos no ponto anterior, e também através dos cabeçalhos, ou sub-cabeçalhos. Esta organização é bastante útil para blogs. Quando você escrever sobre um assunto, separe o artigo em tópicos para mostrar ao Google o que exatamente você está transmitindo. Certifique-se de utilizar a palavra-chave pelo menos uma vez nos cabeçalhos que você irá inserir durante o artigo.

 


6. Use o alt nas imagens
O alt normalmente é utilizado em HTML para descrever uma imagem, quando ela não é carregada no site. Esse recurso é de grande importância para que você consiga mais acessos e um melhor posicionamento no Google. Em todas as imagens que você utilizar em seu site, aborde a tag. Por exemplo, caso você use uma fotografia de um pneu, em que o arquivo está denominado "7648536.jpg", você pode nomear o alt como "pneu automotivo aro 13". Além de melhorar seu site nas buscas, a fotografia pode aparecer melhor classificada nas buscas de imagens do Google.

 

7. Use a palavra-chave na URL
Independente da URL do seu site, você pode personalizá-la para que ajudar na classificação de seu site. Por exemplo, caso você tenha escrito o artigo "5 maneiras de conservar os pneus de seu carro", poderá personalizar sua URL da seguinte forma: "www.seusite.com/5-maneiras-conservar-pneus". O Google também lê os links de seu site e melhor posiciona os que se preocupam em associá-los com o conteúdo da página.

 


8. Insira links internos
Seu site deve estar entrelaçado. Links de outras páginas devem estar presente junto ao seu conteúdo. Dessa forma, o Google entende que seu site tem relevância e é consistente o suficiente para se diferenciar de páginas aleatórias da internet. Qualquer estratégia de CEO em seu site deve contar com links externos para ser bem-sucedido nos mecanismos de buscas.
É claro que você pode utilizar o Google Adwords para conseguir um melhor posicionamento no Google. Mas se seu orçamento está limitado, as dicas acima são o suficiente para você obter o básico sobre SEO. Vale a pena ressaltar que as sugestões abordadas valem para qualquer mecanismo de buscas além do Google, como Bing e Yahoo!.