Quando a internet começou a se popularizar, muita gente acreditou que ela seria apenas mais um canal de propaganda, como a televisão e o rádio.
Afinal, se as empresas já faziam publicidade em outras mídias, agora tinham uma opção a mais.

E realmente, na década de 90, toda a propaganda da internet se resumia a banners.

Até que começou a surgir o Marketing Digital como conhecemos hoje!

Mas o que mudou?
De onde veio esse Marketing Digital?

Uma das principais mudanças foi que a internet começou a se tornar um canal muito mais interativo do que informativo.
As pessoas não buscavam mais a internet para tirar dúvidas e encontrar respostas, mas também para compartilhar (com os primeiros blogs pessoais), conversar (lembra dos chats?) e até comparar preços e comprar, já que os primeiros sites de comércio eletrônico surgiram no final dos anos 90.

Outra mudança foi a popularização da internet.
A cada ano, mais pessoas acessavam a internet no mundo, e não foi diferente no Brasil.
Os hábitos de compra mudaram, e o Marketing Digital foi evoluindo junto com essa mudança.

Por que investir em Marketing Digital

“Conheça a si mesmo. Conheça o cliente. Inove”

Beth Comstock


O Marketing Digital permite um relacionamento muito próximo com o público, o que ajuda a conhecer as necessidades do seu cliente, seus hábitos, suas vontades.
Antes, era necessário promover grandes pesquisas para conhecer e entender os hábitos de consumo.

Só as grandes empresas tinham verba para fazer algo dessa magnitude.

Com a interatividade que a internet proporciona, ficou muito mais fácil ouvir as pessoas e entender suas necessidades.

Toda empresa que está na internet pode ouvir seus clientes e aprender com isso!

O ambiente digital é essencialmente interativo.

É um lugar para falar e escutar.

Mas não é só a proximidade com o cliente que torna o Marketing Digital tão atrativo.

No digital, é muito mais fácil obter informações das suas campanhas de marketing: investimentos, cliques, acessos, compras.
Quase tudo pode ser monitorado, medido, analisado.

Essas informações ajudam a otimizar os investimentos e maximizar o retorno.

As decisões no marketing digital são baseadas em métricas!



Principais modalidades de marketing digital

Já detalhamos anteriormente os principais tipos de marketing, mas vale a pena relembrar alguns deles aqui:
 
 
Inbound Marketing
O Inbound Marketing é uma metodologia baseada na atração de clientes por meio de ofertas interessantes para o público.
Ele inverte o padrão do Marketing tradicional, que era baseado em propagandas que interrompem o conteúdo no qual as pessoas estão verdadeiramente interessadas.

No Inbound, o conteúdo relevante é a oferta que avança os clientes no Funil de Marketing e Vendas até que eles estejam prontos para comprar.
E quando eles estão prontos para comprar, naturalmente vão comprar da empresa com quem já têm um relacionamento.
Marketing de Conteúdo

Dentro do Inbound Marketing existe a metodologia do Marketing de Conteúdo, que consiste em produzir conteúdo relevante para conquistar autoridade e se tornar referência.

Com uma pauta de conteúdos para topo, meio e fundo de funil, você oferece conhecimento aos seus potenciais clientes, que amadurecem em seu processo de compra e naturalmente escolhem comprar da sua empresa, por vê-la como referência no assunto.
 
 
Marketing Viral
Todo mundo adora compartilhar um conteúdo inteligente, emocionante ou bem humorado – principalmente nas redes sociais!
Aproveitando esse comportamento, o Marketing Viral aposta em criar conteúdos tão interessante que as pessoas queiram, naturalmente, enviar para os amigos.
O conteúdo precisa ser diferente, chamar a atenção, mas é preciso tomar cuidado para não afetar negativamente a imagem da marca.
 
Empresas e casos de sucesso
As principais empresas de Marketing Digital do Brasil aplicam para si mesmas esses conceitos, com bastante resultado!

A Rock Content, especializada em Marketing de Conteúdo, compartilhou recentemente um caso de sucesso de como gerou quase meio milhão de reais com um blog post.

Além disso, a empresa mantém uma página de casos de sucesso de marketing digital, de clientes de diversos segmentos e tamanhos.
Vale conferir!

A Resultados Digitais, que desenvolve o RD Station, divulgou também sua metodologia de crescimento em Marketing Digital, desenvolvida a partir de mais de 4000 casos de clientes em diferentes estágios.

A empresa também mantém uma página com seus casos de sucesso.

Muitos veículos também mantêm histórias de sucesso de seus clientes utilizando o Marketing Digital, como é o caso do Google Analytics e do Facebook.

De modo geral, é possível encontrar casos de sucesso de Marketing Digital com empresas de todos os tamanhos e segmentos.
 

Canais de Marketing Digital
Existem diversas formas de chegar até o seu público utilizando o Marketing Digital.

Cada uma delas é conhecida como um canal de comunicação.

Abaixo, separamos os principais canais utilizados no Marketing Digital para você conhecer:

Blog
Os blogs surgiram como uma das primeiras formas de compartilhar conteúdo na internet.

Quando as empresas perceberam sua força, o que era um canal pessoal se tornou um dos principais canais de Marketing Digital.

O blog corporativo é o principal espaço que a empresa possui para produzir conteúdo, ampliar sua presença na web e se tornar referência na área.

É um canal imprescindível para quem quer aplicar o Inbound Marketing e o Marketing de Conteúdo.

Para manter seu blog corporativo, você deve elaborar uma Pauta de Conteúdo, baseando-se nos conteúdos mais relevantes para o seu público e priorizando as palavras-chave que são mais estratégicas para o seu negócio.
 
 

Redes Sociais
As redes sociais surgiram para conectar pessoas e logo viraram também um excelente canal para compartilhar conteúdo.

Diferente dos blogs, as redes sociais acontecem “em tempo real”. São um canal de comunicação quase instantânea, para ser consumida imediatamente.

Por isso que a maioria delas possui uma linha do tempo com postagens que, uma vez visualizadas, raramente voltam a aparecer.

Mas o principal fator deste canal é seu alto poder de interatividade.

Ele é a melhor forma de estabelecer um diálogo com a sua audiência.

Embora tenha seus riscos, como reclamações em público e comentários negativos, uma boa gestão de redes sociais faz toda a diferença na hora de consolidar sua marca como referência no segmento.
 

SEO
A sigla aparece em diversos materiais e sempre gera dúvidas.

Afinal, o que é SEO?

SEO significa Search Engine Optimization, que em tradução literal se torna Otimização para Motores de Busca.

E o principal motor de busca da internet, claro, é o Google!

Isso significa que além de produzir um conteúdo de qualidade, para estar nas primeiras posições do Google você precisa aplicar algumas técnicas de otimização que vão ajudar o Google a entender que a sua página é a melhor opção que existe para retornar a um usuário, quando ele busca por uma determinada palavra-chave.
Considerando que para a maioria das pessoas “procurar na internet” é o mesmo que “procurar no Google”, este canal se torna ainda mais importante para sua estratégia de marketing digital.
 

Busca Paga (PPC)
Mesmo com toda a importância do SEO, no primeiro lugar do Google só cabe uma página!

O que fazer, então, quando você tem uma palavra-chave essencial para a sua estratégia mas não consegue rankear bem nela?

É aí que entra o canal de busca paga, ou PPC (pay-per-click).

A busca paga funciona por meio de links patrocinados, ou seja, os links para a sua página aparecem no resultado de busca, com um destaque diferente.

O mais conhecido, sem dúvidas, é o Google Adwords.

Ele funciona por um método similar ao leilão: você dá lances do quanto pretende pagar por clique, para cada palavra-chave.

Baseado em um cálculo que envolve o lance oferecido e a qualidade do anúncio (quality score), o Google define qual link patrocinado vai exibir.
 
 
Rede Display / Ad Networks
Nos primeiros passos da internet, toda a publicidade era feita por meio de banners.

Esses banners eram negociados com cada veículo, o que tornava muito difícil fazer a gestão de quais banners a sua marca possuía, o período de cada campanha, o valor, as datas de pagamento etc.

A Rede Display (ou Ad Network) surgiu como uma evolução da estratégia de banners: você cria a campanha em uma rede e ela distribui o seu banner para os sites que disponibilizam espaço de publicidade para essa rede.

Mais uma vez, é do Google a solução mais conhecida. Na Rede de Display do Google é possível criar campanhas de banners que são distribuídos conforme o cálculo de relevância do anúncio para o site e para o usuário.
 

E-mail
O e-mail marketing continua sendo um canal muito forte de relacionamento com a base de clientes.

Mesmo com tantos spams (mensagens indesejadas) circulando pela rede, é um canal de comunicação direta e pessoal, que permite falar com seu potencial cliente sem interrupções ou distrações.

Ser relevante, aqui, é uma regra de ouro.

Envie e-mails apenas para pessoas que explicitamente escolheram receber mensagens da sua empresa e em hipótese alguma compre listas de endereços, pois elas prejudicam tanto a imagem da sua marca quanto a sua reputação nos servidores de e-mail, que podem classificar negativamente seu endereço de remetente por essa prática.