O Que É Social Media Marketing?

 

Muitas pessoas confundem Marketing Digital com Social Media Marketing. Trago duas informações: esses dois conceitos não são sinônimos, mas estão relacionados. Mas, então, o que é Social Media Marketing? É sobre isso que vou falar neste artigo!
Afinal, o que é Social Media Marketing?

 

Com a democratização do acesso à internet e a popularização das redes sociais, como Facebook, Twitter e Instagram, as nossas formas de comunicar e relacionar tanto com pessoas quanto com marcas mudaram bastante. Surgiram novas formas e plataformas para fazer marketing.

 

omo tudo isso ainda é bem recente, é comum que se confunda alguns termos como Marketing Digital e Social Media Marketing. Marketing Digital é uma adaptação do bom e velho marketing à internet. Ou seja, é o “macro”, ele abrange todas as ações de marketing utilizadas no meio digital, como SEO, links patrocinados e, inclusive, o social media marketing.

 

Mas, afinal, o que é Social Media Marketing? É o marketing feito nas redes sociais. Das ações às técnicas, tudo o que é usado para promover e divulgar marcas, produtos e serviços nessas plataformas.

 


O que se busca com Social Media Marketing?

 

O principal desafio do Social Media Marketing – e também seu principal objetivo – é atrair e manter seguidores. Com as redes sociais, um novo tipo de relação entre consumidores e marcas surgiu. Essa relação não é mais unilateral, agora existe diálogo, existe uma via de mão dupla.

 

Não basta mais pensar somente em vender, é necessário agregar valor, se provar relevante. Uma forma de fazer isso é através do Marketing de Conteúdo. Essa é uma das principais técnicas usadas pelo Social Media Marketing ou mesmo pelo Marketing Digital como um todo para atrair e “educar” clientes. Tudo isso por meio de conteúdos como textos, infográficos e vídeos que entreguem informações realmente relevantes e construam um relacionamento com eles.

 

É importante lembrar que assim como o Social Media Marketing faz parte do Marketing Digital, este faz parte do Marketing global da empresa. Por isso é importante que todas as estratégias, tanto online quanto offline, estejam alinhadas. Ter uma unidade na comunicação como um todo é muito mais importante do que imaginam.